O Oceano Pacífico tem a maior ilha de resíduos plásticos dos mares
Imaginar o estado brasileiro do Amazonas com seus 1.559.167 km², uma imensidão verde (mesmo com todo desmatamento). Pois é, aproximadamente esse mesmo terrritório existe no norte do Oceano Pacífico, só que resíduos plásticos boiando nas águas que deveriam estar livres para os habitantes dos mares.
Ela se forma no ponto de encontro de cinco enormes correntes oceânicas que arrastam lixo para o centro onde ficam represadas por essas forças oceânicas. Um estudo publicado na revista Nature Ecology & Evolution, revelou que dezenas de espécies de organismos invertebrados, conseguiram sobreviver e se reproduzir naquele plástico flutuante. Criando um ecossistema próprio nessa “ilha”.
Fica claro que todos os países do mundo, com todos os seus habitantes, colaboram para o aumento do plástico, em suas diversas formas, de micro plástico a garrafas utilizadas por todos nós no conforto do nosso dia a dia.
A solução está na diminuição da utilização do plástico pela indústria, na reciclagem desses materiais usados e descartados e, principalmente, na consietização de todos pela importância da preservação ambiental. Afinal, se gostamos de manter nossos lares limpos e organizados, temos de olhar para o planeta Terra como a nossa grande casa. A conservação dos recursos naturais é responsabilidade de todos nós.
Uma resposta para “Ilha de Lixo”
Sensacional esta matéria. Apesar de tantas usinas de reciclagem que existem,ainda é pouco para solucionarmos,ou amenizar esta situação. Mas,continuemos na luta. Com um pouco de esforço e contribuição de todos, chegaremos lá.